Powered By Blogger

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

BRUXINHA DO BEM.


As bruxas na verdade eram mulheres que, durante a Idade Média, dominavam os tratamentos a partir das ervas medicinais, o que deu origem a lenda que elas produziam “poções mágicas”, que na verdade eram apenas medicamentos feitos a partir dessas ervas medicinais. Em virtude disso, essas curandeiras eram muito conhecidas na região em que habitavam e possuíam um grande prestígio social.
A bruxa malvada dos contos de fadas
É difícil precisar como e quando surgiram essas curandeiras, mas muitos estudiosos acreditam que sua origem está na cultura celta, notadamente nas sacerdotisas druidas. Os druidas eram os sacerdotes da sociedade celta, encarregados de comandar os rituais religiosos desse povo, que em geral apresentavam forte ligação com a natureza. Desta maneira, esses sacerdotes adquiriram um extenso conhecimento sobre as plantas e as propriedades medicinais que essas possuíam, atuando também como curandeiros em suas comunidades.
Segundo alguns estudiosos, as bruxas seriam, então, herdeiras dessa tradição celta, herdando os conhecimentos dos sacerdotes druidas e aplicando-os nos vilarejos em que viviam. Tanto que o famoso dia das bruxas, comemorado no dia 31 de outubro, foi inspirado em uma festa religiosa celta, que ocorria nesse mesmo dia. No entanto, apesar dessas evidências, é difícil precisar se as bruxas eram realmente herdeiras dos druidas.
Representação clássica de uma bruxa
As famosas bruxas eram, então, apenas curandeiras, detentoras de um sábio conhecimento capaz de salvar muitas vidas durante a Idade Média, período em que não havia remédios como conhecemos hoje. No entanto, a partir de 1320, ano em que a Igreja anunciou que a bruxaria deveria ser considerada uma heresia, essas curandeiras passaram a ser cruelmente perseguidas (principalmente através da Inquisição), acusadas de feitiçaria e de terem ligações com o demônio.
Vale lembrar que nesse período a Europa passava pela difícil Crise do Século XIV, período marcado pela fome, pelas guerras e pela epidemia de peste negra, conjunto de fatores que acabaram por dizimar 1/3 da população européia. Com um quadro de calamidade como esse, não foi difícil acusar essas curandeiras de terem participação nessas tragédias. Além disso, devemos destacar o período correspondente à Reforma e Contra-Reforma, no século XVI, no qual as bruxas também foram amplamente perseguidas, visto que houve a restauração do Tribunal do Santo Ofício, que se lançou à perseguição contra os hereges.
Desenho que retrata duas bruxas executando um ritual
É provável que essas lendas que dizem que as bruxas eram más, feias, que voavam em vassouras e andavam acompanhadas de um gato preto (quem muitos dizem atrair mau agouro) tenham surgido nessa época, já que ajudavam o Tribunal do Santo Ofício a convencer a população de que essas mulheres tinham ligações com o demônio, que atentavam contra a fé cristã e que por isso deveriam ir pra fogueira!
E a Inquisição realmente conseguiu convencer muita gente de que as bruxas eram agentes do mal, tanto que há registro de milhares de mulheres queimadas sob a acusação de bruxaria, apenas por terem conhecimentos que o cristianismo não reconhecia ou por terem hábitos considerados estranhos. Essas condenações à morte na fogueira ocorreram do século XIV ao século XVIII, quando o último herege foi queimado na Suíça, em 1782. Deste modo, podemos notar que as bruxas foram perseguidas e mortas durante períodos que vão do fim da Idade Média até o fim da Idade Moderna.
Apesar das perseguições, torturas e assassinatos que as bruxas sofreram na história, suas tradições não morreram. Recentemente, nos anos de 1950, bruxas e bruxos da Inglaterra se reuniram e fundaram a Wicca, religião que tem suas tradições baseadas na bruxaria medieval. Apesar de não ser a mesma coisa, a Wicca herdou muitas das tradições da Bruxaria Tradicional, mantendo vivas algumas das tradições que milhares de mulheres pagaram com a própria vida para praticar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário